18 agosto, 2005

Na passada...

Querid@s amig@s,

Acredito hoje, mais do que nunca, que para realizar um sonho é preciso dedicar-se com toda força a ele. É preciso ter a confiança e a certeza no coração de que tudo é possível, que todos os obstáculos são passageiros, e de que através de todas as experiências, boas ou ruins, podemos tirar boas lições para o futuro, estando assim mais preparados para o que há por vir. Reconheço assim, depois dessa nossa breve temporada de 19 meses passada com os irmãos do IPEP, aonde chegamos através de visões e munidos de nossas mais nobres intenções, e onde tivemos o prazer de desfrutar de momentos únicos em nossas vidas, frutos do nosso ímpeto de reconexão absoluta à ética, ao respeito, ao amor, aos sentimentos de comunhão e de unidade, que é chegada a hora de uma nova mudança. Hora de uma renovação nas nossas crenças, hora de retomar a caminhada com ainda mais ímpeto, ainda mais firmes na certeza das palavras da Gandhi: “devemos ser a mudança que queremos ver no mundo”.

À todos vocês, que acompanharam de uma forma ou de outra nossa trajetória na pitoresca capital da Campanha Gaúcha (Bagé), nosso muito obrigado, e até breve. A caminhada é longa e, como diriam nossos irmãos bageenses, estamos “arecém” começando...

Saíremos de Bagé no próximo dia 20, com a intenção de visitar tantos projetos e iniciativas relacionadas a permacultura (*) quanto possível, numa longa jornada até Manaus, chegando lá em Fevereiro de 2006. E mais do que visitar, queremos trocar e compartilhar o conhecimento e as informações sobre permacultura reunidas e praticadas durante nossa temporada em Bagé, colaborando para o estabelecimento de sistemas permaculturais funcionais, privilegiando nossa atuação em ações de cunho social ou comunitário. Estaremos também colaborando na criação de um guia de projetos WWOOF (do inglês Willing Workers On Organic Farms – trabalhadores voluntários em fazendas orgânicas) que estará disponível no site Organic Volunteers (www.growfood.org), dos amigos Ethan Schaeffer e Sarita Role que colaboraram diretamente para a realização desta viagem. Cadastraremos projetos privados, governamentais, ou não-governamentais que tenham interesse em receber voluntários de toda a América (Latina e do Norte) para aprendizado em troca de alimentação e estadia, assim como voluntários que queiram fazer parte dessa rede.

Sucesso em todas nossas bem-aventuradas empreitadas, sempre!

Um forte abraço à todos, de coração a coração,


Guilherme, Jessica & Kaylo

(*) permacultura – www.permacultura.org.br