20 outubro, 2005

Congresso Brasileiro de Agroecologia

A apresentação da rede Permear foi um sucesso absoluto no Seminário de Agroecologia que aconteceu de 17 à 20 de outubro em Floripa. Num clima totalmente informal, e de sala abarrotada de gente, as cadeiras foram arrumadas em forma de espiral com a idéia de que a energia entre todos ali presentes girasse de dentro para fora e de fora para dentro, ajudando também a quebrar aquele clássico padrão de professor-aluno (todas cadeiras sentadas viradas para frente) - sim mestre! Para ilustrar a formação da rede 1 a 1 dos membros foram se apresentando e pegando um ponto do fio de um barbante que foi devagar correndo pela sala, tecendo uma teia gigante, inteira conectada e permeada, onde em cada ponto ou nó havia um permacultor ou um grupo de permacultores. Tecendo a rede literalmente!


(vídeo em baixa resolução - clique em "original size" no canto inferior direito)

Ao final da oficina/palestra, houve a intervenção de um guerreiro anônimo (para nós ao menos) que ajudou a dar novo ânimo com suas canções, cantigas e observações sobre a necessidade das Ações para o Novo Tempo. Baseando sua intervenção no Calendário da Paz, fez todos darem as mãos e cantarem ao reparar que o símbolo da Rede Permear exposto no visor era composto por 13 mãos, número simbólico para os seguidores do sincronário.

(vídeo em baixa resolução - clique em "original size" no canto inferior direito)

Pra nós os 3 dias de seminario foram ótimos, apesar de simplesmente não termos participado de qualquer outra oficina ou atividade, afinal, conforme opinião geral de quem estava por lá, o melhor do seminário foram mesmo os encontros e reencontros, e as conexões para as atividades que estão por vir... daí saíram contatos para visitas em projetos no RJ, construção de cisterna em ferrocimento em conjunto com o CETAP no RS, atividade da Feira Paraná Orgânico em Curitiba, oficina com os amigos da UFV em MG e quem sabe o quê mais? Ponto negativo do evento foi o baixo número de produtores (e muito mais doutores), o que acabou dificultando a troca dos saberes, e o ponto positivo a presença maciça dos estudantes e os relatos das atividades sendo realizadas em todos os cantos do Brasil... é isso aí moçada, mãos a obra!


Feliz reencontro com Sofia...

1 Comments:

At 7:34 PM, Blogger pmmprado said...

preciso contato para falar com intererssados nesse assunto.

grata
pmmprado@bol.com.br

urgente.

 

Postar um comentário

<< Home