29 outubro, 2005

Feira Ecológica da lagoa

Ficamos felizes em perceber o quanto as pessoas de todas as idades estão resgatando o hábito de ir a feira e deixando de lado o supermercado, e ainda mais do que isso, valorizando e indo atrás dos produtos orgânicos, fazendo amizade com os produtores, chegando na barraca com seus filhos, netos e sabendo os nomes uns dos outros. Como um encontro de amigos.
A feira da lagoa (em Floripa), acontece todos os sábados das 07:00 às 13:00 h , na pracinha perto da ponte. Tem um espaço para as barracas bem na frente e no meio da praça ficam vários brinquedos onde dá para deixar as crianças e fazer a feira vendo elas brincarem.

Reencontramos o Glaico e a Rosa dePaulo Lopes, a barraca deles ficava lotada o tempo todo, as cores dos alimentos saltavam aos olhos de quem chegava.
Reencontramos tambem Vladimir, apicultor da região que também se integrou ao projeto e o nosso amado amigo sociólogo cósmico intergaláctico, Didac Jay Katar e seus haribols encantados, sempre na busca de difundir por todos os cantos do planeta a beleza da economia solidária.

Conhecemos o trabalho da Silvia , uma artesã que recicla vários tipos de materiais e as transforma em arte útil e de bom gosto. São pulseiras, colares de todas as formas feitos de papeís de revista, um resgate de uma tecnica italiana chamada papietagem, e ainda bolsas , tiaras e tapetes feitos de fita k-7, fitas de imprimir cartões magnéticos, sacolas plásticas, e tudo muito colorido com enfeites de caquinhos de cd´s, anéis de latinha e muita criatividade. Coisas que deveriam ser ensinadas nas escolas, transformando e reduzindo o lixo urbano e planetário.

Vimos também o trabalho do Flávio que transforma cabaças em tudo que a imaginação permitir, além de tarabalhar com ceramica, fazendo de bules à esculturas.
Assim como a feira da Redenção em Porto Alegre, e a feira do Passeio público em Curitiba que acontecem aos sábados, a feira da lagoa é uma oportunidade dos consumidores entrarem em contato com produtores que se preocupam com a qualidade de vida de todos nós e cultivam com amor alimentos sem venenos e fazer a cada dia com que este trabalho, que é dos mais nobres, o de cultivar a terra, receba o seu devido valor.

4 Comments:

At 6:41 AM, Blogger Mei Doyda said...

OIEEEEEEE!!!

Nossa q bom descobrir o teu blog e saber do q tah rolando por aih.

vcs ainda tao viajando?

 
At 5:13 PM, Anonymous jonathan chabert said...

hye, i'm french just coming in brazil for 3 month and I'm very interesed to visit some nice place which you describe. It seem to be nice at all. can you mail me the way to contact this ecovillage or others?
jonathan.chabert.free.fr
thanks

 
At 7:11 PM, Blogger pv said...

Oie....TO fazendo um trabalho e gostaria de saber sobre o uso das suas info, claro q citando a fonte.
Por favor, vamos estreitar contatos...
pomei2888@gmail.com
http://paginasverdesbrasil.wordpress.com

 
At 7:27 PM, Blogger pmmprado said...

AJUDA :::

Janeiro de 2010.
Estamos começando o ano e com este novo ano uma nova proposta de vida.
Estamos anunciando neste tópico uma proposta, busca de apoio e voluntariado que queira se juntar a nós aqui em Boa Vista Roraima Brasil para viver juntos a aventura da condição humana.
Temos um terreno localizado próximo à capital da cidade de Boa Vista, 30 kilômetros da cidade grande, portanto com todas as alternativas e flexibilidade possível para os que se interessarem em participar da formação de uma nova comunidade.
A idéia é formar um grupo com idéias afins, tornar a prática e a vivência de uma comunidade pequena no interior do estado de Roraima um dos últimos recursos a sobrevivência alternativa no mundo moderno.
Todas as idéias na verdade são bem-vindas, já que o projeto ainda está tomando forma e não deverá ser cópia de nenhum outro projeto, mas com adoção de idéias e medidas que deram certo em outros lugares.
Não se trata de mais um local para fanatismos e fundamento de novas religiões nem nada parecido, se trata apenas de juntar pessoas que podem inclusive entrar em conflito por conta de gostos pessoais, mas que tenham no fundo a intenção de construir juntos um modelo de comunidade de que outras pessoas estão precisando, modelo este para transformar o planeta num lugar possível de se viver melhor.

É lógico que a única real exigência é que tenha muita boa vontade e força para trabalhar no seu caminho livre.
Não existe uma fórmula mágica para que uma comunidade de certo, conhecemos muitas outras comunidades no amazonas, Goiás, Minas Gerais entre outros estados. Sendo que conhecemos melhor a região do amazonas e vivemos alguns meses em comunidades alternativas situadas em presidente Figueiredo, autazes, boa vista dos ramos, onde aprendemos muito sobre a arte do consenso.
Gostaria novamente de frisar a necessidade de se começar algo que ainda está apenas praticamente no nível do pensamento colocando em prática no terreno (vazio) o que nós sabemos para modificar conscientemente nossas vidas. Não é regra, mas pensamos em usar algumas ferramentas dentro da principal ferramenta que é a permacultura, onde acreditamos que se encaixe outras palavras Chaves como:

rochagem, valas de infiltração, farinha de rocha, adubação orgânica, resíduos orgânicos, recuperação de áreas degradadas, composto , agricultura sustentável, produção orgânica, Bioconstrução...

Isso é somente uma pequena lista de áreas de interesse, serão acrescentadas todas e quaisquer outras que não estiverem em conflito direto com o interesse maior em viver melhor.
Precisaremos claro idéias que gerem cursos ou produtos para colocar a venda, apesar de essa não ser a finalidade final e absoluta fica como necessidade pessoal de cada membro. Assim como a necessidade de com o tempo cada família decidir livremente até qual profundidade será seu envolvimento e aquisição dentro da esfera material tão questionado pelas pessoas.
Tem muitas terras ao entorno não usadas e precisaremos do maior numero possível de aquisições das áreas vizinhas no sentido de aumentar a área do projeto, para aqueles que puderem e quiserem comprar terreno barato aqui, teremos o maior prazer em ajudar.
A perspectiva de retorno e aplicabilidade social para minorias será visto como muito nobre, salvar o planeta é um trabalho de cada um de nos a partir de pequenas coisas e contribuições.
Na pratica enfim, isso tudo foi pra dizer a proposta e esperar perguntas de possíveis futuros participantes. Que venham pessoas sem ambição de construir coisas grandes mas com vontade de mudar pequenas coisas em si mesmos.
Namaste!
Email: pmmprado@bol.com.br

 

Postar um comentário

<< Home