26 outubro, 2005

O Dom Natural de Paulo Lopes

A visita à propriedade de Glaico e Rosa em Paulo Lopes (ao sul de Garopaba) era bastante esperada. Várias sincronicidades vinham acompanhando o nome dos dois, desde nossa chegada a Porto, quando soubemos que o casal de agricultores havia ficado na casa de nossa amiga Ana Adams durante o último FSM, além das recomendações de Itamar e Marcos Marques em Criciúma, da referência da Feira Orgânica da Lagoa (da Conceição em Floripa) feita pela Bel (OIKOS) e do nosso encontro no Seminário de Agroecologia, quando conseguimos trocar meia dúzia de palavras enquanto ele desmontava a tenda do Dom Natural (nome de seu sítio e de sua agroindústria) e carregava as caixas no caminhão. A decepção ameaçou chegar quando percebemos que o tempo estava correndo e nossa agenda de visitas e atividades impossibilitava o encontro... no entanto, eis que "Jojô" surge com a novidade quando estávamos a ponto de desistir: ele havia sido convidado a oferecer uma oficina de aquecimento solar de água para a equipe da EPAGRI da região de Paulo Lopes no projeto Microbacias 2, o mesmo em que havíamos participado para a construção da cisterna em Praia Grande há cerca de um mês antes.

Paulo Lopes faz parte de mais uma região ao sul de SC assolada pelas lavouras de arroz irrigado e monocultivadas à base de muito veneno e fertilizantes químicos - resultado: desigualdade social, degradação ambiental, piora na qualidade de vida, alimentos e pessoas enfraquecidas. o Dom Natural é assim praticamente um oásis de diversidade em meio à monocultura, um espaço de respeito à vida em todas suas formas, onde o clima de tranquilidade e de abundância de alimentos produzidos na horta aconchega o visitante.

Horta do Dom Natural


Assim como outros agricultores que tivemos a oportunidade de conhecer, Glaico e Rosa vem de uma tradição familar na cultura agrícola, e também como tantos outros, fizeram a difícil transição dos monocultivos à agricultura orgânica, e vão devagar e coerentemente incorporando elementos da agroecologia e do design em permacultura ao trabalho no sítio. O resultado não poderia ser outro: alimentos e pessoas saudáveis e felizes.

Já quanto à oficina, a surpresa ficou por conta do envolvimento de muitos dos técnicos e engenheiros da EPAGRI, que estavam ali não para serem treinados na técnica de montagem de aquecedores solares com garrafas PET, mas sim para enxergarem as possibilidades e aprenderem uma entre tantas técnicas disponíveis.

Pessoal da EPAGRI da região de Paulo Lopes durante oficina de aquecimento solar de água

A vantagem clara da técnica além do baixo custo, simplicidade e praticidade é a disponibilidade de materiais. Fazendo uso de garrafas PET que seriam descartadas ou no máximo recicladas, quando utilizadas diretamente num aquecedor dispensam a energia gasta para reprocessar o material. Além disso são utilizadas apenas mangueiras de polietileno ("mangueiras pretas"), conectores de mangueira e braçadeiras metálicas.

Montagem do conjunto de barras de mangueira preta e garrafas PET

Para quem duvida que a água esquenta basta saber que o pessoal do RS e SC usa essa água para preparar o chimarrão... ainda tá duvidando??? Por fim, aproveitando a disponibilidade de 2 tonéis de aço, foi feito um reservatório para armazenar a água disponível nos dias mais frios, e que será canalizada para a cozinha da agroindústria do sítio. Água quente disponível por boa parte do ano sem gastar com gás de cozinha, lenha inexistente (no local), ou aquecedor elétrico...

Jojô (Timmermann) concluindo a oficina junto ao reservatório de água quente do aquecedor

25 Comments:

At 1:05 PM, Anonymous Anônimo said...

Eiii meu Pai queria saber como que faz pra deixar a água mexendo dentro da caixa de água
porfavor me contacte
e responda-me esta pergunta
meu E-mail
É:rodrigo_vnm@hotmail.com

 
At 10:56 PM, Blogger Gui, Jess & Kaylo said...

Oi Rodrigo, a forma mais fácil é fazer o fundo da caixa arredondado, desta forma haverá um fluxo contínuo de água quente para o topo pela área central e de água fria para o fundo pelas laterais... espero que ajude. Qlqr coisa dê um alô!

 
At 4:02 AM, Anonymous Anônimo said...

Olá, estou conectada há pelo menos uma hora procurando exatamente informações de como fabricar um aquecedor solar destes. Vi uma matéria no canal futura e fiquei interessada. Moro em Palmas, To, e sol por aqui não falta na maior parte do ano, mas ninguém sabe nada sobre este sistema alternativo por aqui. Então, gostaria de mais informções, se possível, a respeito. Obrigado necaportz@hotmail.com

 
At 3:24 PM, Blogger Gui, Jess & Kaylo said...

Oi "Necaportz", tem uma sequencia de fotos passo-a-passo para a construção deste tipo de aquecedor no endereço: http://www.permear.org.br/fotos/aquecimento-solar-de-agua/

Outra referência é o endereço http://www.autosuficiencia.com.ar/shop/noticias.asp?topid=30 que conta com artigos variados sobre uso de energia solar para aquecimento e para cozinha. Espero que seja útil, qlqr coisa pf dê um alô!

Abraço,


Gui, Jess & Kaylo

 
At 9:18 PM, Anonymous Rodrigo Ramon said...

Gostaria de saber como calcular a quantidade de barras de mangueira para diferentes tamanhos de caixas d´água, e se em caso de utilizar um motor destes tipo de jardinagem pequenos o Boiler é necessário, sendo que em função da insolação e da posição da casa, a qual fica encoberta por sombra de arvores a maior parte do dia, a instalação do sistema de aquecimento no telhado não acredito ser possivel. obs: onde conseguir um manual de montagem deste tipo de sistema de aquecimento? obrigado
ass: Rodrigo Ramon

 
At 2:15 PM, Anonymous Anônimo said...

Meu nome é JUlio e gostaria receber(grhj75@hotmail.com) detalhes de como dimensionar e instalar sisteme de aquecimento de agua com garrafas e mangueira preta.Grato

 
At 7:24 PM, Blogger ReVoluções said...

Rodrigo, me passa seu endereço de email que eu te encaminho o manual. Junior, estou te encaminhando OK? Qlqr coisa pf escreve.

Um abraço,


Guilherme

 
At 3:37 PM, Anonymous Anônimo said...

Meu nome é Gerson e gostaria de receber um manual se possivel com fotos, sobre a montagem desse aquecedor solar. Gostaria tb de saber como dimensionar o reservatório!
Grato.
Gerson
e-mail zanini35@hotmail.com

 
At 12:06 PM, Blogger GUIDO said...

POR FAVOR REPASEM PARA MIM TAMBEM, OBRIGADISSSIMO!!!!!!! E VIVA LA REVOLUCION!!!
guidolapedrera@gmail.com.

abrazos. guido

 
At 12:10 PM, Blogger Walber - yon@brfree.com.br said...

Gostaria de receber o manual. Grato, yon@brfree.com.br

 
At 4:38 PM, Anonymous Anônimo said...

Gostaria muito de receber o manual,se possível,por favor.
Grata.Jaqueline
jaqueline-manu@hotmail.com

 
At 2:09 PM, Blogger Zé Marcos said...

Olá,
Também gostaria de receber o manual pois estou construindo minha casa e com certeza quero economizar. Esse tipo de iniciativa, bem como os tijolos ecológicos, são de extrema importância para economizarmos dinheiro e ao mesmo tempo salvarmos nosso meio ambiente.
Obrigado.
Meu e-mail: jomagobor@gmail.com ou jomagobor@uol.com.br

 
At 12:35 AM, Blogger Aquecedores said...

Gostaria de saber como construir um aquecedor de mangueiras para piscina

 
At 10:12 AM, Blogger larissa said...

olá esse sistema poderia ser util para um aquecimento prévio para caldeiras? para um condominio de 4 torres com 28 unidades em cada qual teria que ser o tamanho do aquecedor?

mas desde já gostaria de parabenizar a iniciativa.

lariberto@gmail.com

 
At 11:57 AM, Anonymous cesar said...

oi, meu nome é cesar e gostaria de saber se vcs tem um manual passo a passo como fazer o aquecedor solar , espero resposta obrigado

 
At 10:04 PM, Blogger glauco said...

tambem gostaria de receber o manual.

 
At 10:58 AM, Anonymous rdesigner@hotmail.com said...

Olá! como faço para adquirir o manual para este tipo de aquecedor, pois moro numa região de Mata Atlântica e estou tentando cada vez mais alimentar minha conciencia ecologica.

Rubens

 
At 11:50 PM, Blogger Priscila said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 11:53 PM, Blogger Priscila said...

Olá,

Fiquei muito interessada nesse sistema de aquecimento solar. Gostaria de receber o manual e saber se seria possível aquecer a água de uma piscina de 4m X 8m. O sistema fica muito pesado ou qualquer telhado o suporta?

Obrigada,

Priscila.
prilapi@uol.com.br

 
At 9:52 PM, Blogger marcosbbfaria@yahoo.com.br ou procure "ACADEMIA HIPERATIVA" no Orkut said...

Estou fazendo um aquecedor com 1100 metros de serpentina pet e pretendo aquecer uma grande quantidade de água para jogar na piscina da minha academia usando uma bomba que troque a água da serpentda de 30 em 30 minutos das 9:30 até as 17:00 aproximadamente. Acredito que vai dar certo pois conversei com um amigo que fabrica aqueles espirais de mangueira pra aqucer piscina e ele me disse que funciona assim o dele , trocando a água do sistema de tempo em tempo.
Ja comprei a mangueira e estou comprando as pet's ainda mas não sei quantas devo comprar.
Gostaria de receber o manual para poder dimensionar melhor o meu sistema e depois se possível vcs postarem o aquecedor aki .
Segundo minhas pesquisas o maior desse tipo fica em tocantins e usou 1800 garrafas.
Acredito que o meu vai ficar maior
meu email é marcos_flipper@hotmail.com
Aguardo resposta o mais rápido possível.
Obrigado e tomara Deus que de certo!

 
At 7:33 PM, Blogger pmmprado said...

preciso divulgar algo em seu bloge sobre uma comuna aqui em RR !
olhe primeiro comentario...
entre em contato please:
pmmprado@bol.com.br

 
At 10:16 AM, Anonymous lindomar said...

ola! gostaria de receber um manual de como fazer um aquecedor solar, pois gostaria de construir um em minha residencia,desde ja agradeço pela atençao
moro em curitibanos-sc
www.lindomaralberton@hotmail.com

 
At 3:39 AM, Anonymous zevanildo said...

olá. parabéns pela iniciativa, só falta o gerador eólico. muito interessante, será que a possibilidade de me enviar de como montar passo á passo o reservatório de água quente moro em FOZ DO IGUAÇU -PR. Apesar do no verão fazer muito calor o inverno também é muito rigoroso, estou no aguardo, ááá veja no mapa os estado que possuem potencial eólico

 
At 3:47 AM, Blogger zevanildo said...

ai vai meu email, zevanildo@gmail.com

 
At 12:24 PM, Anonymous Anônimo said...

Alô amigos
Como obter o manual "passo a passo" do aquecedor solar
de baixo custo ?
Meu email é tito.acessa"arroba"gmail.com
(substituir arroba pelo símbolo, para despistar os robots)
desde já agradeço
tito

 

Postar um comentário

<< Home